UX Writing: o que é?

UX Writing: o que é?

O UX Writing refere-se aos conteúdos textuais voltados para a otimização de experiência do usuário. Confira aqui mais sobre esse termo!

Assim como UX Design, o UX Writing tem sido um dos termos mais pesquisados nos últimos anos, principalmente por empresas e pessoas que desejam oferecer a melhor experiência aos usuários. Mas afinal de contas, o que é UX Writing? Qual sua importância? Para que ele serve? Continue lendo e descubra!

O que é UX Writing?

UX é a abreviação para User Experience. Writing, em tradução literal, significa escrita. Portanto, podemos dizer que UX Writing refere-se aos conteúdos textuais voltados para a otimização de experiência do usuário.

Na prática, esse termo tem como objetivo facilitar a jornada dos usuários em uma interação, ou seja, quando um visitante entra em um site e compreende – de forma simples e rápida – o caminho que ele precisa percorrer para conseguir o que deseja.

Para otimizar essa jornada e oferecer uma experiência encantadora ao leitor (mesmo em uma situação negativa), o UX Writing abrange desde a linguagem a partir do público alvo, o local onde cada palavra é colocada levando em consideração a arquitetura da informação e o tom de voz dos textos.

Para oferecer o melhor UX Writing, o profissional precisa se perguntar como os usuários vão se sentir ao ler um determinado texto. Portanto, em situações delicadas, é necessário ter “jogo de cintura” e ser empático o suficiente para transformá-lo em uma experiência positiva ao usuário.

Qual o papel do UX Writer?

Ao contrário do que muitos pensam, o UX Writer não precisa, necessariamente, escrever tudo do zero. Ele pode, inclusive, editar, revisar e validar textos produzidos por engenheiros, designers e gerentes de produtos.

A rotina desse profissional envolve desde reuniões para conhecer cada vez mais o usuário e os objetivos do negócio, até a participação em canais de discussão para poder sugerir a melhor estratégia de conteúdo para um determinado projeto.

Além disso, o UX Writer também precisa saber organizar, priorizar e validar uma matriz de importância e desenvolver um guia de escrita e um fluxo de UX Writing. Em resumo, esse profissional é responsável por garantir a melhor experiência do usuário, mesmo que em uma situação não tão agradável.

E aí, vocês já conheciam essa área? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo! Vamos adorar trocar experiências e tirar possíveis dúvidas.

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments