Unity e Unreal: qual o motor mais adequado para um projeto?

Unity e Unreal: qual o motor mais adequado para um projeto?

Unity e Unreal são os motores de jogos mais utilizados na indústria de jogos. Descubra qual deles é mais adequado para um projeto!

A Unity e a Unreal são os motores de jogos mais populares da indústria de jogos, sendo utilizados para realizar o desenvolvimento de games de grandes estúdios e desenvolvedores independentes. 

Apesar de serem semelhantes em algumas configurações, é necessário compreender qual deles melhor atenderá às necessidades de uma equipe envolvida em um projeto de desenvolvimento de um jogo. Continue lendo e descubra!

Leia também: Game Engine: o que é?

Unity e Unreal: o que são?

A Unreal está por trás de grandes franquias como Mortal Kombat X, Batman, Borderlands, Tekken 7 e BioShock 2. Com ela, é possível desenvolver jogos em 2D e 3D, sem precisar ter conhecimentos avançados sobre programação. Além disso, você pode exportar os seus jogos para muitas plataformas como, por exemplo, celulares e realidade virtual.

Já a Unity, principal concorrente da Unreal, também possibilita criar jogos em 2D e 3D. Com um ambiente visual chamado Blueprints, é possível criar jogos mesmo se você não tiver conhecimento avançado de programação. Além disso, a Unity atualmente é a game engine com o maior poder gráfico.

Unity e Unreal: principais diferenças

A Unity permite jogos com gráficos de última geração, possui interface agradável, utiliza as linguagens de programação C# e Java, possibilita a personalização do software, além da utilização do software ser simples e fácil. Ao contrário da Unreal, a Unity exige conhecimento de programação para criar seus jogos, não oferece a opção de modelar personagens, necessitando importá-los de outras ferramentas.

A Unreal é em português, possui uma interface agradável, intuitiva e 100% customizável e não exige conhecimento de programação. Além disso, ela oferece diversas ferramentas disponíveis, como, por exemplo, edição de objetos e de gráficos. Ao contrário da Unity, a única linguagem de programação suportada é a C + + e por mais que o seu projeto seja simples, os jogos da Unreal se tornam muito pesados.

Unity e Unreal: qual o motor mais adequado?

Um dos primeiros passos é identificar o nível de qualidade exigido. Se o nível for alto, é recomendado utilizar o motor Unreal já que ele proporciona elementos visuais de alta fidelidade, ao contrário do Unity que embora também consiga reproduzir elementos de alta qualidade, dá mais trabalho para que seus gráficos realistas atinjam o mesmo nível de qualidade visual. 

É essencial pensar para quais plataformas o jogo será destinado. Para quem deseja construir um game destinado para multiplataformas como mobile, tablets, computadores e consoles, o motor Unity é mais indicado. A Unity permite que um desenvolvedor crie projetos complexos para dispositivos com capacidade de processamento reduzida sem exigir uma configuração de PC poderosa como o Unreal necessitaria.

Além disso, também é interessante ter em vista o tamanho da equipe que fará o desenvolvimento do game. Caso for uma equipe grande, é necessário acompanhar cada etapa do processo de desenvolvimento em Unreal como, por exemplo, a alocação de profissionais dedicados para cuidar de texturas animadas, partículas e shaders.

O Unity, por outro lado, é muito mais intuitivo para desenvolvedores o que, por sua vez, viabiliza este motor para equipes reduzidas e times com menor experiência.

Unity e Unreal: como dominá-los?

A verdade é que não existe a melhor engine, mas sim a que melhor se encaixa com o jogo que você quer criar e seu nível de conhecimento. Uma boa dica é conhecer os nossos cursos que te darão um panorama completo das engines mais utilizadas no momento. 

Com a “Unreal Engine 4 do zero ao PRO”, você vai  explorar todos os recursos de uma das principais Game Engines do mercado. Além disso, ao longo do curso você vai poder criar jogos de diferentes gêneros e estilos. 

Além disso, com o “Unity do zero ao PRO”, você se tornará  um desenvolvedor de jogos em uma das plataformas mais populares, além de criar 3 jogos com mecânicas diferentes usando recursos prontos e seus próprios modelos feitos no Blender. 

Nosso programa é estruturado de forma lógica e progressiva, então não se preocupe se você está começando agora ou se não tem conhecimento em programação. Vamos te ensinar desde o começo!

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar. É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas. 

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a dominar as engines mais usadas do momento em poucos meses.

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments