Java e Javascript: quais as diferenças?

Java e Javascript: quais as diferenças?

Java e Javascript são as linguagens de programação mais utilizadas no mercado. Descubra quais as principais diferenças entre elas!

Java e Javascript são uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo, além de serem influenciadas pela linguagem C. Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, há muitas diferenças entre elas! Continue lendo e descubra neste artigo quais são elas. 

Leia também: 8 linguagens de programação mais usadas no mercado

Java: o que é?

Java é uma linguagem de programação criada e comercializada pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente é mantida pela Oracle. Ela é definida como uma linguagem de programação orientada a objetos que é amplamente usada para o desenvolvimento de sites e aplicativos.

A principal função do Java é construir aplicações em rede, como jogos e programas. Ou seja, um programador Java consegue projetar softwares que podem ser operados e distribuídos em múltiplas plataformas, como mac, windows e linux sem a necessidade de modificá-los e, inclusive, sem pensar na arquitetura da máquina.

Javascript: o que é?

Também conhecida como JS, JavaScript é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. Ela é uma das linguagens mais populares e isso é dado pelo fato dela possuir uma curva de aprendizado consideravelmente fácil, por mais que a linguagem tenha as suas particularidades. 

Sabe quando você passa o mouse em um ítem do menu, e aparece um submenu com vários outros itens? Isso ocorre graças ao JavaScript. Usando essa linguagem, é possível incluir, em uma página estática, elementos dinâmicos como mapas, formulários, operações numéricas, animações, infográficos interativos e muito mais.

Diferenças entre Java e Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada, ou seja, pode ser lida e traduzida ao mesmo tempo que o programa está sendo executado. Enquanto isso, o Java é uma linguagem compilada: passa por uma JVM (Java Virtual Machine) de forma que ela é interpretada e traduzida.

Outra diferença é que JavaScript é uma linguagem weakly-typed, enquanto Java é uma linguagem strongly-typed. Estas definições estão relacionadas com quão estreitas são as regras de escrita de ambas.

Além disso, outro ponto que as diferencia é o fato delas não serem utilizadas com o mesmo propósito. Enquanto Javascript é uma linguagem recomendada para apps, websites e front-end, Java é uma linguagem mais voltada para back-end e aplicações independentes de outro software e hardware. 

Java e Javascript: como dominá-los?

Agora que você já sabe a diferença entre elas, que tal aprender um pouco sobre essas duas linguagens de programação que são as mais utilizadas no mercado?

Com o “Javascript em front-end”, você aprenderá na prática a lógica da programação na linguagem mais usada do mundo e poderá ingressar em uma carreira de sucesso que não para de crescer.

Além disso, com o “Java do zero ao PRO”, você terá um panorama completo dessa área e poderá aprender do zero, tornando-se um profissional altamente capacitado para o mercado de trabalho. 

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar. 

É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments