Game Engine: o que é?

Game Engine: o que é?

Game Engine é a ferramenta responsável pelo desenvolvimento de jogos em diversas plataformas. Continue a leitura e saiba mais!

Você já se perguntou como os personagens e o conjunto de cenários dos jogos se encaixam perfeitamente em qualquer plataforma? Se não, agradeça ao Game Engine! Através dele, cada detalhe é minuciosamente pensado para facilitar o desenvolvimento dos jogos e oferecer a melhor experiência a você.

Através do Game Engine, o desenvolvimento de jogos foi revolucionado e cada vez mais é possível ver grandes empresas e desenvolvedores indies lançando jogos de sucesso que funcionam em várias plataformas diferentes. Continue lendo e saiba mais!

Leia também: FPS: Além do headshot

Game Engine: o que é? 

Uma engine gráfica, também conhecida como game engine, nada mais é do que uma biblioteca que contém um pacote de funcionalidades que são capazes de juntar e construir todos os elementos de um jogo em tempo real.

Também chamado de motor gráfico ou motor de jogo, o pacote normalmente é utilizado para modelagem de imagens 2D e 3D, motor de física para colisões e animações, suporte para sons, inteligência artificial, gerenciamento de arquivos, programação, entre outros itens de jogabilidades que muitas vezes passam despercebidos pelos jogadores.

Em resumo, o game engine desempenha um importante papel ao criar um game do zero de maneira mais simples e replicar vários estilos de jogos com mais facilidade, como um FPS ou um jogo de plataforma.

Além disso, a maioria dos motores de jogos estão disponíveis para o sistema operacional Windows ou Mac, no entanto, os usuários de Linux também podem contar com boas ferramentas para criar games.

Game Engine: exemplos

Alguns motores de jogos já caíram no gosto das companhias e são aproveitados até anos depois de seu lançamento. Conheça alguns deles:

Unity

A Unity se tornou uma das engines mais populares entre desenvolvedores independentes após seus criadores terem liberado uma edição gratuita em 2009. Através dela, é possível criar games para smartphones, tablets, consoles, browsers e PCs que funcionam tanto no Windows, quanto no Mac OS. 

Unreal 

A Unreal Engine está por trás de grandes franquias como Mortal Kombat X, Batman, Borderlands, Tekken 7 e BioShock 2. Ela foi desenvolvida pela Epic Games e foi utilizada pela primeira vez para produzir um jogo de tiro e hoje é usada como base para vários estilos de jogos.

Uma curiosidade é que o núcleo da engine foi escrito na linguagem C + +, o que possibilita uma boa portabilidade para diversos consoles e sistemas operacionais.

RPG Maker 

Um fato interessante sobre o RPG Maker é que muitos iniciantes de desenvolvimento de jogos acabam optando por ele devido a facilidade e rapidez que ele oferece na criação de um jogo. Entretanto, apesar de parecer uma ferramenta simples, a engine está por trás de sucessos do mundo do RPG como os clássicos Final Fantasy, Chrono Trigger, Dragon Quest e Pokémon.

Game Engine: como escolher a melhor?

A verdade é que não existe a melhor engine, mas sim a que melhor se encaixa com o jogo que você quer criar e seu nível de conhecimento. Uma boa dica é conhecer os nossos cursos que te darão um panorama completo das engines mais utilizadas no momento. 

Com a “Unreal Engine 4 do zero ao PRO”, você vai  explorar todos os recursos de uma das principais Game Engines do mercado. Além disso, ao longo do curso você vai poder criar jogos de diferentes gêneros e estilos. 

Além disso, com o “Unity do zero ao PRO”, você se tornará  um desenvolvedor de jogos em uma das plataformas mais populares, além de criar 3 games com mecânicas diferentes usando recursos prontos e seus próprios modelos feitos no Blender. 

Nosso programa é estruturado de forma lógica e progressiva, então não se preocupe se você está começando agora ou se não tem conhecimento em programação. Vamos te ensinar desde o começo!

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar. É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas. 

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a dominar as engines mais usadas do momento em poucos meses.

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments