Dicas para ter sucesso na transição de carreira

Dicas para ter sucesso na transição de carreira

Fazer a transição de carreira nem sempre é uma tarefa fácil. Continue a leitura e confira 7 dicas para passar por esse processo de forma assertiva!

A trajetória profissional nem sempre é linear e a cada dia que passa é possível ver mais profissionais de diversas áreas trocando suas áreas de atuação por uma nova carreira, visando a perspectiva de crescimento da vida profissional, além de novos desafios e oportunidades.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, fazer uma transição de carreira pode ser um grande desafio. Se você está passando pelo processo de transição e quer saber qual o primeiro passo para mudar de profissão com êxito, continue lendo e acompanhe dicas exclusivas!

Leia também: Freelancer: 6 sites para encontrar trabalho

1) Faça uma autoanálise 

Em um momento delicado como o da transição de carreira, é essencial que você dedique-se ao autoconhecimento para ter clareza quanto às suas habilidades, competências, características, comportamentos e personalidade. 

Além de precisar compreender as exigências do mercado da sua nova área de atuação, é necessário que você reflita sobre suas forças, fraquezas e pontos a melhorar já que a sua mudança de carreira deve estar alinhada com seu propósito de vida e valores.

2) Pesquise sobre o mercado de trabalho

O primeiro passo para ter certeza da transição de carreira é fazer uma avaliação sobre o mercado de trabalho e o cenário econômico como um todo. Nessa hora, é essencial realizar uma pesquisa sobre as vagas disponíveis em sites, além de pesquisar mais sobre a demanda de profissionais para ter um parâmetro completo da área que você pretende atuar.

3) Realize um planejamento

Planejamento é um dos principais passos para você obter sucesso na sua transição de carreira, portanto, esse é um momento que vai exigir muita disciplina, foco e organização da sua parte. Faça um planejamento e separe sua transição em diferentes etapas, separando-as por competências. 

Além disso, para mudar de carreira com tranquilidade, é muito importante que você tenha uma reserva financeira para se certificar de que poderá arcar com os custos dos cursos de especialização, pós-graduação se for o caso ou até mesmo para garantir sua sobrevivência durante esse período.

4) Especialize-se e faça networking

Um fato que você precisa saber é que a transição de carreira é muito mais sobre consistência do que sobre velocidade. Por isso, correr atrás das competências e habilidades que sua nova área de atuação exige é muito importante.

Se a sua nova profissão exige domínio de outra língua, por exemplo, essa é a hora de investir em um curso de idiomas para aprimorar seu conhecimento. Tente organizar a quantidade de tempo e esforço que será necessário para sua capacitação e aprimoramento de conhecimentos, seja por meio de pós-graduação, cursos técnicos, extensão, especialização, etc.

Além de se especializar, fazer conexões com pessoas da mesma área que você é essencial para garantir o seu networking. Uma boa dica para esse momento é conversar com essas pessoas e trocar experiências, compreendendo melhor o cotidiano corporativo e as principais demandas do dia a dia.

5) Não se cobre excessivamente

É fato que, apesar do planejamento bem estabelecido, nem tudo vai sair como previsto. Por isso, tenha convicção sobre a sua decisão, mantenha o foco e saiba lidar com os contratempos. Quanto maior for a sua segurança, mais motivado você estará para continuar se esforçando para alcançar seu objetivo, independentemente das adversidades que possam surgir.

6) Nunca é tarde para recomeçar profissionalmente 

Mudar os rumos da vida profissional é possível para qualquer pessoa, independentemente da idade. Antigamente, uma carreira de sucesso era definida a partir do tempo de experiência do profissional, entretanto, hoje essa concepção é completamente diferente.

Atualmente, o mercado de trabalho valoriza profissionais qualificados, independente do tempo de experiência que ele possui. Portanto, nunca é tarde para recomeçar profissionalmente e a sua idade não deve ser fator impeditivo para isso.

Hoje em dia, um profissional de 50 anos pode estar no auge da sua capacidade e utilizar seus conhecimentos e tempo de experiência para “encurtar” caminhos na nova carreira escolhida. 

Ao identificar competências adquiridas ao longo do tempo, o profissional pode utilizá-las a seu favor e avançar na transição de carreira muito mais rápido do que uma pessoa com pouca idade.

7) Conte com a Mentorama

Ter uma rede de apoio é muito vantajoso e vai muito além de apenas fazer networking ou ter referências. Participar de eventos, começar um novo curso, tirar as suas dúvidas e trocar experiências te ajuda a avançar. 

Você sabia que aqui na Mentorama nós temos vários webinars gratuitos sobre tecnologia todos os meses? Isso, mesmo. São gratuitos e abordam diferentes temas das áreas mais promissoras da tecnologia, como UX/UI Design, Programação, Games e Marketing

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar. 

É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas. Se desejar dar uma olhadinha em quais cursos temos na nossa grade, clique aqui e venha fazer parte do nosso time!

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments