Design: dicas para ter criatividade

Design: dicas para ter criatividade

Você é designer e está sem ideias? Confira dicas exclusivas de livros e sites que vão te ajudar no processo criativo!

Criatividade e inovação são elementos indispensáveis no dia a dia de trabalho de um designer, afinal, é por meio deles que torna-se possível desenvolver projetos funcionais, incríveis e disruptivos.

Como sabemos, a criatividade não surge milagrosamente, por isso, é fundamental estimular a criatividade através da busca por fontes de informação e referências na área para que possamos expandir nosso leque de referências e, consequentemente, alcançarmos novos pontos de vista.

Em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, nós selecionamos um compilado de dicas que vão poder ajudar você, designer, a ter novas ideias para tornar seu trabalho cada vez mais fluido. Continue lendo e saiba quais são elas!

Leia também: Como vencer a procrastinação?

4 livros sobre criatividade que você precisa ler

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso estar atento às tendências, principalmente se você for um profissional de design. Para isso, nada melhor do que investir na leitura, hábito que estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória. Confira abaixo 4 deles!

Confiança Criativa 

Escrito pelos irmãos Tom Kelley e David Kelley, essa obra revela estratégias específicas para libertar a inventividade de cada um, pois, segundo eles, a criatividade e a capacidade de inovação são como os músculos: quanto mais você usa, mais fortes ficam. 

O principal propósito deste livro é encorajar os leitores a fazerem a diferença e inspirá-los a combinar ideias arrojadas com ações efetivas, que contribuem tanto para a empresa e a carreira quanto para a vida. 

Como o cérebro cria 

Unindo arte, ciência e cotidiano, um neurocientista e um compositor exploram origens e processos por trás da inovação em um livro que deu origem a série de mesmo nome disponível na Netflix.

Eagleman e Brandt tentam responder à pergunta: O que está por trás da capacidade e do desejo dos seres humanos de inventar? Essa obra apresenta surpresas e curiosidades, além de dicas sobre como produzir ideias de sucesso.

De onde vêm as boas ideias 

Nesta obra, Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da internet, investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns.

Steven Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, e mostra ao público os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.

Siga em frente

Em seus livros anteriores, os best-sellers “Roube como um artista” e “Mostre seu trabalho!” Austin Kleon deu aos seus leitores a chave para liberar a criatividade e o que é preciso para que seus resultados se tornem conhecidos. 

Agora, ele oferece um de seus trabalhos mais inspiradores, apresentando dez regras simples sobre como permanecer criativo, focado e fiel a si mesmo – por toda a vida. A obra aborda que o processo criativo não é uma jornada linear e está tudo bem não ser criativo o tempo todo.

4 sites de design que com certeza vão te inspirar

Estar em contato com o trabalho de pessoas da mesma área pode ajudá-lo no processo criativo e, quem sabe, a realizar novas parcerias. Confira abaixo 4 sites que vão te dar insights criativos!

Behance 

O Behance é uma plataforma muito parecida com o LinkedIn. Seu objetivo se resume a conectar profissionais, clientes e empresas que querem divulgar seu trabalho e fechar negócios, entretanto, ela é voltada exclusivamente para profissionais de design.

Lá, você pode publicar os seus projetos de forma organizada e sem burocracia , sejam eles imagens, texto, gravações ou vídeos. Se preferir, você também pode simplesmente acompanhar o trabalho de pessoas da sua área para te dar insights pra lá de criativos.

Pinterest 

Hoje em dia, o Pinterest é uma das maiores redes sociais de compartilhamento de fotos do mundo. Ele funciona como uma plataforma de visual em que você pode navegar por categorias e descobrir imagens para servir como referência.

Se você precisa de ideias para decoração de casa, estilo de roupas, móveis ou qualquer outro segmento, você pode encontrar perfis com estes conteúdos e segui-los para continuar recebendo seus respectivos conteúdos.

Adobe Color

Se você estiver em dúvida de qual cor utilizar em seus projetos, o Adobe Color com certeza é o ideal para ajudá-lo. Ele nada mais é do que uma ferramenta que auxilia na seleção de cores e criações de paletas de acordo com os parâmetros do design.

Além de ser gratuito, o Adobe gera uma paleta de cores que podem ser personalizadas ou utilizadas com base em imagens e ilustrações. Vale a pena experimentar, hein?

Designspiration

Por último, mas não menos importante, está o Designspiration. Ele pode ser compreendido como um repositório de todo o tipo de ideias e projetos, oferecendo inspirações na área de design gráfico, fotografia, arte ou arquitetura.

Por lá, você pode realizar uma pesquisa por categorias ou cores (através do código hexagonal ou do conta gotas), oferecendo uma procura 100% personalizada. Além disso, você também poderá compartilhar seus projetos, tendo em vista que o site é utilizado por milhões de pessoas criativas. 

Invista em cursos da área

Ter uma rede de apoio é muito vantajoso e vai muito além de apenas fazer networking ou ter referências. Participar de eventos, começar um novo curso, tirar as suas dúvidas e trocar experiências vai te ajudar muito.

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a criar algo incrível!

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dracoalv
Dracoalv
1 mês atrás

Com certeza a leitura é o nosso maior aliado, boas indicações fazem toda a diferença