Cientista e analista de dados: qual a diferença?

Cientista e analista de dados: qual a diferença?

Você saberia dizer qual a diferença entre um cientista e um analista de dados? Continue a leitura e descubra de uma vez por todas as diferenças entre essas profissões!

Vivemos em uma era onde a transformação digital está em constante evolução e todos os dias surgem novas tecnologias que dependem de grandes quantidades de dados. A demanda por profissionais qualificados dessa área cresce cada dia mais e daqui a dez anos isso estará em ainda mais evidência. 

Para quem busca uma área requisitada, bem remunerada e que está em constante ascensão, apostar nas profissões de analista e cientista de dados é a pedida certa! Apesar de serem semelhantes por trabalharem com dados, há uma grande diferença entre essas duas profissões e nós vamos te explicar melhor nesse artigo. Continue lendo e acompanhe!

Leia também: Ciência de dados: o que é, o que faz e para que serve?

Ciência de dados: o que é?

Ciência de Dados ou Data Science é uma ciência que visa estudar as informações, processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. Além disso, ela envolve diversas disciplinas, entre elas: estatística, computação, conhecimento do negócio e matemática.

Além da grande quantidade de dados disponíveis, o que incentiva a revolução na área de dados são as tecnologias que alteram a forma como coletamos, armazenamos, analisamos e transformamos as informações.

A Data Science vai muito além de interpretar números, a partir dela é possível tomar decisões, fazer previsões e estabelecer estimativas, sendo uma ótima oportunidade de crescimento para as empresas. Em resumo, a ciência de dados trata de infraestrutura, testes, aprendizado de máquina para tomada de decisões e produtos de dados.

Analista de dados: o que faz?

O analista de dados ou analista de big data, é responsável por reunir, analisar e interpretar dados estatísticos utilizando ferramentas de análise de dados com o objetivo de chegar a alguma conclusão ou resultado com insights significativos para empresas ou clientes que tomarão decisões.

Em resumo, o profissional que trabalha com análise de dados é responsável por extrair significados e estruturar os dados para encontrar padrões e obter insights relevantes. Além disso, uma curiosidade sobre esse profissional é que ele não precisa ter um conhecimento de alto nível de interpretação de dados de um cientista ou as habilidades de um engenheiro de software. 

O que faz um Cientista de Dados?

Antes de falarmos sobre esse profissional, é importante ressaltar que segundo a Harvard Business Review, a profissão de cientista de dados é a mais sexy do século 21.

Ao contrário do analista de dados, o cientista precisa ter um alto nível de conhecimento de interpretação de dados já que em seu dia a dia, ele analisa e interpreta dados brutos em soluções de negócio utilizando algoritmos para criar modelos estatísticos, além de solucionar problemas e ampliar estratégia de negócios com base em algoritmos de Machine Learning e Big Data.

De forma geral, esse profissional desempenha as mesmas funções de um analista, entretanto, a  diferença entre eles é que o cientista de dados trabalha com algoritmos mais avançados.

Na indústria da tecnologia, por exemplo, os cientistas de dados estabelecem uma base de dados sólida para realizar mapeamento e após isso, utilizam experimentos virtuais e outros métodos com o objetivo de alcançar um crescimento sustentável através desses dados e, em seguida, desenvolvem pipelines de aprendizado artificiais de produtos de dados personalizados a fim de compreender os negócios dos seus clientes.  

Cientista e analista de dados: como se tornar um?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, qualquer pessoa pode se tornar um cientista de dados ou analista de dados e não existe um pré-requisito para embarcar nessa carreira promissora. 

Com o Profissão Cientista de Dados, você terá um panorama completo da área de Ciência de Dados e vai aprender desde os fundamentos básicos, até os conhecimentos avançados.  O Profissão Cientista de Dados é uma combinação de quatro cursos diferentes para que você se torne um expert e ingresse em uma carreira de sucesso que está em ascensão.

Você sabia que aqui na Mentorama nós temos vários webinars gratuitos sobre tecnologia todos os meses? Isso, mesmo. São gratuitos e abordam diferentes temas das áreas mais promissoras da tecnologia, como UX/UI Design, Programação, Marketing e Games

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar. 

É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments