Artista 3D: o que é, o que faz e como é o mercado de trabalho?

Você já pensou em transformar sua paixão por arte em profissão? A profissão de artista 3D é uma das mais promissoras e bem pagas do mercado.

Você já pensou em transformar sua paixão por arte em profissão? Se sim, ser um artista 3D é uma boa pedida! Segundo o Indeed, a carreira de artista 3D é uma profissão com alta demanda e muito bem remunerada. Seja nos games, filmes, séries e animações, você algum dia já teve contato com o trabalho de um artista 3D e nem imagina.

Por trás do desenvolvimento de jogos e animações que assistimos no dia a dia, existem pessoas que trabalham com modelagem e animações de personagens e ambientes. Continue lendo e saiba o que é, o que faz e como é o mercado de trabalho para um artista 3D!

Artista 3D: o que faz?

Você sabia que, mesmo indiretamente, o trabalho do artista 3D está presente em seu dia a dia? Você provavelmente já assistiu Toy Story, Os incríveis e outras animações da Disney e Pixar. 

O que essas animações têm em comum? Todas elas possuem o trabalho de um artista 3D! Por trás do desenvolvimento de jogos e animações que assistimos, existem pessoas que trabalham com modelagem e animações de personagens e ambientes. 

Existe uma infinidade de trabalhos que um artista 3D pode desenvolver. Entre as mais comuns, ele atua criando projetos de jogos de vídeo, comerciais e inúmeras campanhas de marketing. 

A rotina desse tipo de artista inclui muito estudo de anatomia, perspectiva e física para que entenda como os objetos interagem entre si em uma animação. 

Independentemente do conhecimento do profissional, sempre há o que aprender, seja técnicas novas, efeitos visuais ou estilos. Com a atualização de softwares, novas possibilidades são propostas a cada ano e, mais do que nunca, é preciso estar alinhado a elas. 

Artista 3D: qual é o perfil?

Para quem deseja se aventurar na área, é essencial ter acima de tudo muita dedicação! Se você tiver um apreço pela arte, ilustração e desenho, já é meio caminho andado.

Entretanto, se esse não for o caso, não se desespere! Muitos estúdios consideram essas habilidades como um diferencial, mas isto não é imprescindível.

O artista 3D precisa dominar programas como o Photoshop, 3ds Max, Pixologic e ZBrush, entender um pouco da física dos seres e objetos e, além disso, pensar também em outros aspectos como cores, iluminação e mapeamento.

Você também precisará conhecer a área e ter muitas referências. Uma boa dica é começar a pesquisar sobre o universo do 3D por meio dos trabalhos e portfólios que são disponibilizados no Behance, DeviantART e ArtStation. 

Artista 3D: como é o mercado de trabalho?

Segundo o Bureau of Labor Statistics, nem todos os modeladores 3D trabalham na indústria. Um levantamento do instituto indica que 27% dos modeladores 3D trabalham de forma autônoma, desenvolvendo projetos para pequenos empresários. 

Ainda de acordo com o Bureau of Labor Statistics, cerca de 13% dos artistas multimídia são empregados na indústria de cinema e vídeo – o maior empregador de artistas de multimídia. 

Além de ser uma profissão ligada diretamente às principais inovações tecnológicas do mercado, um dos grandes benefícios de trabalhar com 3D está no fato de que este mercado tem se mostrado crescente desde o momento em que surgiu.

Segundo o Indeed, a carreira de artista 3D é uma profissão com alta demanda e muito bem remunerada! Além disso, o salário médio para um artista 3D no Brasil com um ano de experiência é de R$ 48.000,00 por ano. 

Artista 3D: onde posso trabalhar?

Profissionais que trabalham com modelagem 3D muitas vezes podem fazer parte de uma equipe de design que desenvolvem projetos de jogos de vídeo, comerciais e inúmeras campanhas de marketing. 

Atuando como artista 3D, você pode trabalhar em diversas áreas e empresas. Entre as mais comuns, podemos citar:

  • Mercado publicitário: o mercado publicitário precisa de ilustradores e o campo de trabalho é bem amplo, podendo atuar desde a criação de mascotes e comerciais, até  vídeos para a internet.
  • Mercado de construção civil: a construção civil utiliza as imagens 3D para tornar os projetos arquitetônicos mais reais, tornando mais fácil a visualização e a aprovação por pessoas que não são da área.
  • Mercado de games: o mercado de games está em alta no Brasil, você poderá atuar criando personagens, ambientes e jogos;
  • Mercado de entretenimento: as produtoras de filmes, séries, novelas e seriados precisam de animadores 3D para criarem animações que possam reproduzir situações reais, personagens e aberturas.

Para quem deseja trabalhar produzindo conteúdo tridimensional, como funcionários de empresas, há diversas vagas disponíveis em produtoras, estúdios de cinema, agências de comunicação visual e publicidade, emissoras de TV, gráficas, escritórios de arquitetura, e muito mais.

Artista 3D: como posso me tornar um?

Como pudemos ver, o mercado de trabalho para profissionais da área é extremamente promissor. 

Se você está em dúvida ou não sabe por onde começar, fique tranquilo! Nós oferecemos todo o suporte necessário para maximizar suas habilidades e transformá-las em sucesso.

Com o Profissão Artista 3D, você vai ter acesso a quatro cursos diferentes: 

  • Modelagem 3D: aprenda na prática como criar uma representação tridimensional de qualquer objeto. Sabe quando você está jogando e se depara com personagens e cenários repletos de detalhes e texturas? Eles foram criados usando a técnica de Modelagem 3D;
  • Matte Painting: saiba como criar mundos e cenários artificiais para filmes e séries. Sabe os cenários incríveis e ultra realistas de Game of Thrones? Eles foram criados com a técnica do Matte Painting;
  • Animação 3D: aprenda como moldar, criar e manipular objetos para filmes e animações. Sabe quando você está vendo um filme no cinema e se surpreende com os movimentos ultra realistas dos personagens? Isso acontece graças às técnicas da Animação 3D;
  • Photoshop: aprenda na prática como trabalhar com gráficos raster e finalize suas renderizações rapidamente com o photoshop, editando imagens, corrigindo imperfeições e deixando-as ainda melhores. 

Com esse curso, você vai ganhar habilidades artísticas em 3D, mesmo se não tiver nenhuma experiência na área. Você irá começar no Maya, passará por Marmoset Toolbag e chegará na pós produção dominando o Photoshop. Com as habilidades adquiridas, você vai poder fazer gráficos para jogos, filmes e anúncios.

São 14 meses aprendendo na prática, treinamento com trabalhos reais e um mentor expert na área para acompanhar seu progresso de perto, corrigindo tarefas e dando dicas exclusivas para o seu desenvolvimento profissional.

O curso é destinado para iniciantes, designers 3D iniciantes, aspirantes a ilustradores e designers de web e gráficos.

Incrível, não? Agora é a hora de tirar seus sonhos do papel e embarcar em uma carreira que pode te proporcionar no mínimo muito sucesso!

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a se tornar um artista 3D.

REDAÇÃO MENTORAMA

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments